Este ano não vos vou desejar tempo, já o fiz o ano passado e todos nós sabemos de nós, e cada um tem o seu caminho a percorrer.
Não vos vou desejar milhares de felicidades, todos já sabem que vos desejo.
Este novo ano que está a chegar, vou-vos fazer um apelo, peço o que a minha filha de 8 anos, me pediu, há alguns anos, era então uma criança na escola primária.
Este ano apelo ao vosso bom senso para mudar o vosso modo de vida, prometo que não é difícil, comecei, há anos, quando aquela menina no pediu:
- mãe precisamos separar o lixo, temos que reciclar.
Não a podíamos desiludir, quando é uma coisa tão importante vinda de uma menina tão criança e tão adulta.
E começa assim a história de ter três sacos de lixo em casa, mas aqueles olhos brilhavam, a expressão de orgulho nos pais e a alegria com que dizia aos amigos e á professora, que os pais faziam a reciclagem, valia a pena.
Pois bem... Essa menina é hoje uma mulher, e continua a amar e a proteger a natureza que adora.
E um dia destes disse:
Mãe, só reciclar já não chega, temos que reduzir, reutilizar e temos sobretudo que acabar com os sacos de plástico, aqueles que trazes do supermercado, apenas para transporte, aqueles que usamos por 10 minutos.
Agora salvar a natureza, as árvores, os oceanos, passa por nós, só o ser humano pode fazer isso, e só é preciso aprender a dar mais esse passo.
- Pronto, está bem! Convenceste -me.
A partir de agora vou deixar os sacos de plástico, vou recomeçar a usar os de pano que tenho arrumados, para o pão, e arranjar outros para a fruta, legumes, reduzir ao máximo o consumo de produtos embalados.
E aquele sorriso de menina de 8 anos, volta ao seu rosto de mulher, quer ela tenha 8 ou 27, a felicidade estampada no rosto e ela precisa tanto desses momentos, e agora quem sorri e se enche de orgulho sou eu.
Ela pediu-me a mim, eu peço a vocês, neste novo ano, vamos mudar alguns desses hábitos, devagar, vamos produzir menos lixo, até porque somos o animal que mais lixo faz.
Somos nós que mais maltrata a natureza, vamos fazer um esforço e salvar o que ainda podemos.
Experimentem! Vão ver como é fácil.
É uma questão de hábito e o ser humano é um bicho de hábitos.
Vamos todos juntos salvar o nosso planeta de nós mesmos.
Feliz 2019.
Beijo enorme
Sem comentários:
Enviar um comentário